Até eu no cavalo!
Planejamento do Projeto CAVALO (escolhido em votação)
Período de: Agosto a Setembro Nível III Prof. Sonia Matutino/2009
Conteúdos:
- Estudo do Cavalo;
- Alimentação;
- Forma de reprodução;
- Trato e manejo para ficar dócil;
- Convívio entre a mesma raça e com pessoas;
- Diferença entre Cavalo, Mula e Zebras;
- As possíveis finalidades do cavalo: Turfe Lida Tração, Transporte e Lazer,
Objetivo:
- Propiciar às crianças um estudo sobre o Cavalo, onde elas construam e acrescentem novos conhecimentos aos que já demonstravam ter sobre o mesmo;
- Ampliar os conhecimentos sobre as características físicas do cavalo;
- Conhecer o habitat;
- Conhecer sobre a família animal a que pertence o Cavalo;
- Propiciar interação com outros e com o mundo, mediado interações, interesses e curiosidades;
Metodologia:
- Fazer um levantamento dos conhecimentos prévios sobre o assunto, aqueles que eles trazem do seu conhecimento de mundo;
- Sistematizar esses conhecimentos, para que se possa ter um norte para os conteúdos levantados;
- Mediar à linguagem para haver uma interação umas com as outras e com a professora, expressando visões a cerca dos seus conhecimentos e dos novos;
- Inserir a escrita em um contexto em que ela é posta em prática;
- Registro de fala-idéia, como instrumento à memória;
- Trazer o concreto (cavalo), para observação desafiadora com questionamentos;
- Interligar as áreas de movimentos, artes e matemática com os conteúdos propostos;
- Aula passeio;
- Atividades diversificadas em papeis de diferente textura.
Avaliação:
- Observação individual e coletiva;
- Registro feito pelas crianças ao longo do projeto;
- Escrita dos relatos feitos e falados pelas crianças;
- Atividades de construção de materiais concretos;
- Ciranda do Conhecimento onde as crianças farão um relato para outros (comunidade escolar e comunidade do bairro) do que aprenderam sobre o Cavalo.
0 comentários:
Postar um comentário
Seus comentários são muito importantes para mim...